6º ano

CADEIA ALIMENTAR

















1.    Uma cidade pode ser considerada um ecossistema? Quais são os fatores bióticos e abióticos dela? (1,0)
Sim, pois apresenta fatores bióticos e abióticos se relacionando.
Fatores bióticos: seres humanos, aves, cachorros, gatos, bactérias.
Fatores abióticos: luminosidade, temperatura, relevo.
2.    Quais os estados que a água pode ser encontrada na natureza? (0,5)
Sólida, líquida e gasosa. Sólidaà gelo e neve, líquida à mares, oceanos, rios e lagos. Gasosa à vapor atmosférico.
3.    O que é um nível trófico?(1,0)
É a posição que um ser vivo ocupa na cadeia alimentar.
4.    Cite  dois biomas mundiais e seus correspondentes brasileiros com suas principais características. (2,0)

tabela acima




5.    Por que os polos são mais frios que o equador? (1,0) (bônus)
Porque os raios solares incidem de forma diferente nos polos e nos trópicos, chegando mais fracos nos polos e mais fortes no equador.
6.    O que é biodiversidade?  Que fatores podem influenciar a biodiversidade? (1,0)
Biodiversidade é a diversidade de seres vivos em um determinado ambiente. Os fatores que podem influenciar são os fatores abióticos como luminosidade e temperatura e os fatores bióticos, como disponibilidade de alimento e predadores.







7.    Analisando a teia alimentar abaixo, responda:

 
a)     Qual o nível trófico da lambujinha? (0,5)
Cons. Primário
b)    Um herbívoro(0,5)
Tainha, lambujinha, zooplâncton
c)     Um carnívoro(0,5)
Garça real, águia, robalo, caranguejo verde, camarão, perna vermelha e caboz


d)    Um ser vivo onívoro. (anulada) (0,5)
Não tem
e)     Produtores: (0,5)fitoplâncton
f)      Consumidor primário: zooplâncton, Tainha, lambujinha, (0,5)
g)     Cons. Secundário: Caboz de areia (0,5)
Fitoplânctonàlambujinhaà caboz de areia
Fitoplânctonà zooplânctonà caboz de areia
Fitoplânctonà zooplânctonà camarão mouro
h)    Cons.terciário: caranguejo verde
Fitoplânctonàzooplânctonà camarão  mouroà caranguejo verde
Fitoplânctonà zooplânctonà caboz de areiaà robalo
i)       Um ser vivo que apresenta mais de um nível trófico. (0,5)
Robalo
Fitoplânctonà zooplânctonà caboz de areiaà robalo
Fitoplânctonàzooplânctonàcamarão mouroàrobalo
Fitoplânctonàzooplânctonàlambujinhaàcaboz de areiaàrobalo
Fitoplânctonàzooplânctonàcamarão mouroàcaranguejo verdeàrobalo
O robalo apresenta dois níveis tróficos: consumidor terciário e quaternário

 


OBS:
Fito = planta. São seres fotossintetizantes.
Zoo = animal. Não produzem seu próprio alimento, precisando, portanto, alimentar-se de outros seres vivos.

03/09/2012

Atividade de recuperação




Observe a imagem acima e responda:


1- Qual a diferença entre as setas azuis e vermelhas?
as setas azuis representam a ação dos decompositores, que atuam em todos os níveis tróficos
e as  setas vermelhas representam os consumidores.
2- Quais são os níveis tróficos presentes nesta teias alimentar?
produtores, consumidor primário, cons. secundário, cons terciário, cons quaternário e decompositores



Observe a teia alimentar abaixo e responda:






a. Qual o nível trófico dos ácaros?
consumidor secundário

b. Um herbívoro
fungos e bactérias 

Um carnívoro
ácaros predadores, nematóides predadores, mamíferos e aves

Um ser vivo onívoro.
não tem

 A maior cadeia alimentar desta teia indicando os níveis tróficos
restos de plantas>fungos>ácaros> nematóides predadores> colêmbolos predadores> ácaros predadores> mamíferos e aves.

Produtores:
raízes de plantas, restos de plantas e deposição de raízes

Consumidor primário
bactérias, fungos, nematódeos herbívoros e oligoquetas.

Consumidor Secundário
ácaros, colêmbola, colêmbola predadores,  

Consumidor Terciário
nematóides predadores, ácaros predadores, mamíferos e aves,

Um ser vivo que apresenta mais de um nível trófico.
colêmbola predadora

O que aconteceria se os decompositores desaparecessem desta teia?
não haveria decomposição e portanto, não haveria disponibilidade de matéria para os produtores.

O que aconteceria se os ácaros predadores desaparecessem?
os colêmbolas , os ácaros e os nematóides predadores iriam aumentar sua população e os mamíferos e aves tenderiam a morrer pois sua fonte de alimentação iria diminuir

O que aconteceria se os produtores desaparecessem?
todos que dependem dos produtores iriam desaparecer.

Dê exemplos de decompositores:
bactérias e fungos

Como os produtores conseguem seu alimento?
pela fotossíntese

Qual o nível trófico das raízes de plantas?
Produtor

Quem é o maior predador desta cadeia?
ácaros predadores
Qual o ser vivo mais predado desta teia?
restos de plantas, fungos

Que fatores abióticos podem interferir nesta cadeia?
poluição, luminosidade, temperatura, umidade.





1- O que aconteceria na cadeia alimentar acima se o fitoplancton desaparecesse?
não teria comidad para o zooplancton, zooplancton morreria, não teria comida para o peixe 1, não teria mais comida para o peixe II e não teria mais comida para a orca. a cadeia alimetar desapareceria.

2- E se a orca desaparecesse?
os peixes II iriam aumentar sua população, o que levaria à diminuição da população de peixeI, aumentaria a população de zooplancton e diminuindo a população de fitoplancton.

3- E se o peixe I desaparecesse?
o peixe II e a orca desapareceriam. aumentaria a população de zooplancton que consumiria a população de fitoplancton

4- E se a população de peixer II aumentasse assutadoramente?
a tendência seria diminuir  a população de peixe I, aumentaria a população de zooplancton diminuindo a população de fitoplancton







1-    Com base nos seus conhecimentos sobre cadeias alimentares, organize os seres vivos abaixo, formando a maior cadeia alimentar que você conseguir. (Não precisa colocar todos os seres vivos na cadeia, apenas a maior que você conseguir)

serpente; Capim; gafanhoto; cenoura, taturanas, sabiá, sapo; gavião; flores de laranjeira; boi; onça; carrapato, alface; anu (pássaro)

capimà taturanaà sapoà gaviãoà
capimà taturanaà sabiaà serpenteà gaviãoà onçaà carrapato
alfaceà boià onçaà carrapato

2-    Observe as sequências abaixo:

Caatinga: ingazeiro à besouro à tatu bola à ser humano
Cerrado: copaíbaà cupim à teiú à seriema
Pantanal:alface d’água à caranguejo à tuiuiú à jacaré
Floresta Amazônica: embaúba à bicho-preguiça à sucuri à gavião real
Mata Atlântica: folhas à gafanhoto à macuco à onça-pintada

a)    O que aconteceria se devastassem todos os ingazeiros na caatinga?
a cadeia alimentar da caatinga tenderia a desparecer.

b)    O que aconteceria se a população de jacarés aumentasse drasticamente?
a população de tuiuiu tenderia a diminuir, aumentando a população de caranguejos e os caranguejos iriam comer todos os alafaces d'água

c)    Quais as consequências do desaparecimento do macuco?
aumentaria a população de gafanhotos, diminuiriria a população de onças pintadas e as folhas diminuiriam.

d)    a seguinte cadeia alimentar: ingazeiroà besouroà tatu bolaà jacaré é possível? Justifique.
Não, pois o jacaré habita o pantanal e não a caatinga

3-    Construa uma teia alimentar onde o homem apresente mais de um nível trófico.




1.Sabemos que os fungos desempenham vários papéis na natureza. Explique dois deles.

2.Em um ambiente marinho identifique três fatores bióticos e três abióticos.

3.O que é um ecossistema? Dê exemplos.

4.Qual a diferença entre um ecossistema e um bioma?

5.O que é célula ovo ou zigoto? Quando se forma?

6.Qual a diferença entre reprodução sexuada e assexuada.  Explique e exemplifique.

7. “Um peixe não apresenta cópula, portanto, sua reprodução é assexuada.” Você concorda com a frase? Sim ou não? Justifique.

8.Qual a finalidade da camuflagem? Ela se aplica tanto às presas quanto aos predadores? Justifique.

9.Quanto ao tipo de alimentação como podemos classificar os seres vivos, consumidores? (3 tipos).Dê exemplos.

10.Qual a diferença entre  cadeias e teias alimentares?
Clique aqui para seguir um link sobre os produtores
Pauta: correção da Prova 6º ano 3 tri

1-    Explique as diferenças entre o modelo geocêntrico e o modelo heliocêntrico.(2,0)
Geocêntrico
Heliocêntrico
Ptolomeu
Galileu
A Terra era considerada o centro do universo
o sol era considerado o centro do universo
Todos os astros e planetas, inclusive o sol giravam ao redor da Terra
A Terra e todos os planetas giram ao redor do Sol

2-    Explique como ocorrem os dias/noites e as estações do ano.(2,0)
Os dias e as noites são consequência do movimento de rotação da Terra ao redor do seu eixo. As estações do ano são consequência do movimento que a Terra faz ao redor do Sol. Como a Terra apresenta uma inclinação de 23,5o a incidência do sol é diferente nas diferentes épocas do ano.

3-    É possível ver sol à meia noite? (1,0)
Sim, se você estiver localizado próximo ao círculo polar.


4-    Faça um desenho de um eclipse solar e de um eclipse lunar (2,0).
Eclipse solar:


Eclipse lunar:


5-    Explique as diferenças na face da Lua observadas no hemisfério norte e no hemisfério sul. (1,0)
Um observador no hemisfério norte verá uma imagem invertida da Lua em relação a um observador do hemisfério sul.
    
6-    Por que o natal no hemisfério sul acontece no verão e no hemisfério norte ocorre no inverno? (1,0)
Porque o eixo de inclinação da Terra propicia a ocorrência de duas estações distintas nos dois hemisférios no mesmo período. Isto acontece devido a diferença de incidência da luz solar ser maior no hemisfério sul (verão) e menor no hemisfério norte (inverno)
7-    “A luz emitida pela Lua pode ser observada no planeta Terra e apresenta variações.”  Explique por que a frase está errada. (1,0)
A Lua não é um corpo luminoso, ou seja, ela não produz a sua luminosidade como é o caso do sol. A luz que vemos da lua é a luz emitida pelo Sol e refletida pela Lua.

8-    Como fazemos para descobrir o polo celeste sul? (bônus) (1,0)
Primeiramente precisamos localizar o Cruzeiro do Sul. Depois prolongamos o seu maior eixo 4,5 vezes. Desta forma localizamos o ponto que é considerado o polo celeste sul.

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