9° ano




1. Se um corpo tem a massa de 20 g em um volume de 5 cm3, qual é a sua densidade ?

2. Determine a massa de um corpo cuja densidade é de 5 g/cm3 em um volume de 3 cm3.

3. Uma pedra tem 52 g e volume igual a 20 cm3. Determine a densidade em kg/m3.

4. Bromo é um líquido vermelho acastanhado com densidade de 3,10 g/mL. Que volume ocupa uma amostra de 88,5 g de bromo?

5. A densidade do selênio é 4,79 g/cm3. Qual a massa, em kg, de 6,5 cm3 de selênio?

6. O etanol tem a densidade de 0,789 g/cm3. Que volume deve ser medido numa proveta graduada para se ter 19,8 g de etanol?

7. A densidade do diamante é 3,5 g/cm3. A unidade prática internacional para a pesagem de diamantes é o quilate, que corresponde a 200 mg. Qual o volume de um diamante de 1,5 quilate?

8. Quando se deixa cair uma peça de metal com massa 112,32 gem um cilindro graduado que contém 23,45 mL de água, o nível de água sobe para 29,27 mL. Qual a densidade do metal em g/cm3?

9. Qual o volume, em litros, ocupado por 5 g de prata sólida cuja densidade é 10,5 g/cm3?

10. Um líquido, com volume de 10,7 mL, tem a massa de 9,42 g. O líquido pode ser octano, etanol ou benzeno, cujas densidades são, respectivamente (em g/cm3), 0,702, 0,789 e 0,879. Qual é o líquido? Justifique a resposta

11. Um sólido flutuará num líquido que for mais denso do que ele. O volume de uma amostra de calcita pesando 35,6 g é 12,9 cm3. Em qual dos seguintes líquidos haverá flutuação da calcita: Tetracloreto de carbono (densidade = 1,60 g/cm3), brometo de metileno (densidade = 2,50 g/cm3), tetrabromoetano (densidade = 2,96 g/cm3) ou iodeto de metileno (densidade = 3,33 g/cm3)? Justifique a resposta

12. Uma proveta tinha 8,75 mL de água destilada. Ao colocar uma peça de metal com massa 10 gdentro da proveta, o volume da água subiu para 10 mL. Qual a densidade do metal em g/cm3?

13. Um bloco de ferro (d=7,6 g/cm3) tem as seguintes dimensões: 20cm x 30cm x 15cm. Determine a massa, em kg, do bloco.

14. Que volume, em cm3, de chumbo (d=11,3 g/cm3), tem a mesma massa que 375 cm3 de uma tora de sequóia (d=0,38 g/cm3), que é uma árvore nativa da América do Norte?




08/08/2012



Observando e analisando materiais do cotidiano

A determinação e a análise das propriedades específicas dos materiais do ambiente, são formas de se conseguir saber se uma determinada matéria é uma substância pura ou uma mistura.

Você pode separar, pequenas quantidades, de alguns materiais do meio ambiente, como sal de cozinha, fio de cobre, vinho, água salgada, água destilada e determinar algumas das propriedades específicas desses materiais, como por exemplo: densidade, ponto de fusão e ebulição. Os dados obtidos podem ser colocados em uma tabela
 

Material
 P.F (0C)
P.E (0C)
 Densidade (g/ml)
amostra 1 - sal de cozinha 
amostra 2 - sal de cozinha
801
801
1 473
1473
2,16
2,16
amostra 1 - fio de cobre
amostra 2- fio de cobre
1 083
1 083 
2 582
2 582
8,93
8,93
amostra 1 - vinho 
amostra 2 - vinho
    - 
     -
1,04
1,06
amostra 1 - água salgada
amostra 2 - água salgada 
    -
    -
     -
     -
1,04
1,07
amostra 1 - água destilada
amostra 2 - água destilada 
0
0
100
100
1,00
1,00

Analisando os resultados da tabela você notará que os valores dessas propriedades serão os mesmos, para qualquer quantidade que você utilizar, para o sal de cozinha, fio de cobre e água destilada..

A partir dessas determinações e análises em nível macroscópico, isto é, que se pode ver a olho nu e medir, você poderá classificá-las como substâncias puras e os outros materiais analisados que apresentavam variação de alguma das propriedades determinadas, são classificados como misturas. As misturas são formadas por duas ou mais substâncias puras e estas são chamadas de componentes da mistura.

As substâncias puras podem ser classificadas em:


Substâncias puras simples: que são formadas pela combinação de átomos de um único elemento químico, como por exemplo o gás hidrogênio formado por dois átomos de hidrogênio ligados entre si; o ozônio formado por três átomos de oxigênio.



Substâncias puras compostas: que são formadas pela combinação de átomos de dois ou mais elementos químicos diferentes, como por exemplo a água formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio; ácido clorídrico (nome comercial ácido de muriático) formado por um átomo de hidrogênio e um átomo de cloro.
Uma outra característica importante das substâncias puras refere-se a sua composição, que é sempre fixa e definida, por exemplo, para se formar água é necessário a combinação de dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio

A água é formada na proporção de 2 gramas de hidrogênio para 16 gramas de oxigênio.

As misturas, não possuem composição fixa e definida, por exemplo, para obter uma mistura de água e sal pode-se colocar qualquer quantidade de água e qualquer quantidade de sal.


Uma das formas de diferenciação das substâncias puras e das misturas é através da temperatura, durante as mudanças de estado físico.

Você poderá analisar a água destilada, que é uma substância pura, a pressão ao nível do mar, a partir da temperatura de -5oC. Nesta temperatura a água destilada encontra-se no estado sólido. Se a água for aquecida continuamente, ao ser atingida a temperatura de 0oC, a água começará a passar para o estado líquido e a temperatura não sofrerá alteração até que a fusão se complete.

A mesma situação será verificada na mudança do estado líquido para o gasoso. Para a água destilada, a vaporização acontece a temperatura de 100oC.

Essas observações podem ser traduzidas em um gráfico, a linha horizontal que aparece no gráfico é chamada de patamar e indica a temperatura de fusão e a de vaporização da substância pura.


Para um mistura de água e sal, por exemplo, não se verifica o aparecimento do patamar, tanto na fusão como na ebulição, porque a temperatura não se mantém constante.

1-PARA PENSAR: (UNICAMP): Três frascos não rotulados encontram-se na prateleira de um laboratório. Um contém benzeno, outro tetracloreto de carbono e o terceiro, metanol .Sabe-se que as densidades são, respectivamente: 0,87 g/ml; 1,59 g/ml e 0,79 g/ml. Dos três líquidos, apenas o metanol é solúvel na água, cuja densidade é 1 g/ml. Os três líquidos são extremamente tóxicos e não devem ser cheirados. Com base nessas informações, e em quais flutuam ou não na água, explique como você faria para identificar os três líquidos.


Misturas Homogêneas e Heterogêneas
A matéria encontrada na natureza, na sua grande maioria, é formada por duas ou mais substâncias puras, portanto são misturas.

Observe as misturas:

Nas misturas B, D, E observa-se uma superfície de separação entre os componentes que as formam e, por isso, recebem a denominação de misturas heterogêneas.

Nesse caso, as espécies químicas que formam a mistura são insolúveis entre si; no caso de dois líquidos, usa-se termo imiscíveis.

Nas misturas A e C não se percebe superfície de separação entre os componentes, a mistura apresenta o mesmo aspecto em toda sua extensão e recebem a denominação de misturas homogêneas. Nesse caso, as espécies químicas que formam a mistura são solúveis entre si; quando as substâncias solúveis entre si, são dois líquidos, usa-se o termo miscíveis entre si.

As misturas homogêneas são monofásicas ou unifäsicas ,isto é, possuem uma única fase e as heterogêneas polifásicas, isto é, possuem duas ou mais fases.

Recebe a denominação de fase cada porção uniforme de uma determinada matéria, com as mesmas características em toda sua extensão.

O granito, uma matéria heterogênea, constituído de três fases, isto é ,de três porções visualmente uniformes, a fase da mica (brilhante), a fase do quartzo (transparente) e a fase do feldspato.

2) PARA PENSAR: Uma mistura constituída de água líquida, gelo, sal de cozinha, gasolina e areia possui quantas fases e quantos componentes? 



Obtenção de substâncias puras a partir de misturas

Como os materiais encontrados na natureza, na sua maioria, são constituídos de misturas de substâncias puras, por isso, para obtê-las, é necessário separá-las.

Existem muitos processos para separação de misturas, mas o método a ser empregado depende das condições materiais para utilizá-lo e do tipo de mistura a ser separado.

Você já pensou em como separar algumas misturas que são encontradas no seu cotidiano?

Para isso é necessário, em primeiro lugar, observar se a mistura em questão é homogênea ou heterogênea, para em seguida escolher o processo mais adequado para separá-la.

Os processos mais utilizados para separação de misturas são:

1) Catação, Ventilação, Levigação, Peneiração, Separação Magnética e Flotação, usados na separação de misturas heterogêneas constituídas de dois componentes sólidos.

Catação: os grãos ou fragmentos de um dos componentes são catados com as mãos ou com uma pinça.

Ventilação: passa-se pela mistura uma corrente de ar e este arrasta o mais leve.

Levigação: passa-se pela mistura uma corrente de água e esta arrasta o mais leve.

Separação magnética: passa-se pela mistura um imã, se um dos componentes possuir propriedades magnéticas, será atraído pelo imã.

Peneiração: usada quando os grãos que formam os componentes tem tamanhos diferentes.

Flotação: é um processo de separação onde estão envolvidos os três estados da matéria - sólido, líquido e gasoso. As partículas sólidas desejadas acumulam-se nas bolhas gasosas introduzidas no líquido. As bolhas têm densidade menor que a da fase líquida e migram para superfície arrastando as partículas seletivamente aderidas. O produto não desejável é retirado pela parte inferior do recipiente.


2) Decantação: usado para separar os componentes de misturas heterogêneas, constituídas de um componente sólido e outro líquido ou de dois componentes líquidos, estes líquidos devem ser imiscíveis. Esse método consiste em deixar a mistura em repouso e o componente mais denso, sob a ação da força da gravidade, formará a fase inferior e o menos denso ocupará a fase superior. Quando a mistura a ser separada é constituída de dois líquidos imiscíveis, pode se utilizar um funil de vidro, conhecido como Funil de Decantação ou Funil de Bromo. A decantação é usada nas estações de tratamento de água, para precipitar os componentes sólidos que estão misturados com a água.


3) Centrifugação: é usado para acelerar a decantação da fase mais densa de uma mistura heterogênea constituída de um componente sólido e outro líquido. Esse método consiste em submeter a mistura a um movimento de rotação intenso de tal forma que o componente mais denso se deposite no fundo do recipiente.

A manteiga é separada do leite por centrifugação. Como o leite é mais denso que a manteiga, formará a fase inferior.

Nos laboratórios de análise clínica o sangue, que é uma mistura heterogênea, é submetido a centrifugação para separação dos seus componentes.

A centrifugação é utilizada na máquina de lavar roupa, na separação da água e do tecido que constitui a roupa.

4) Filtração: é usada para separação de misturas heterogêneas, constituídas de um componente sólido e outro líquido ou de um componente sólido e outro gasoso. A mistura deve passar através de um filtro, que é constituído de um material poroso, e as partículas de maior diâmetro ficam retidas no filtro. Para um material poder ser utilizado como filtro seus poros devem ter um diâmetro muitíssimo pequeno.

A filtração é o processo de separação utilizado no aspirador de pó. O ar e a poeira são aspirados, passam pelo filtro, que é chamado saco de poeira, as partículas sólidas da poeira ficam retidas no filtro e o ar sai.


5) Evaporação: é usado para separação de misturas homogêneas constituída de um componente sólido e o outro líquido. A evaporação é usada para separar misturas, quando apenas a fase sólida é de interesse.

O sal de cozinha é extraído da água do mar por evaporação. A água do mar é represada em grandes tanques, de pequena profundidade, construídos na areia, chamados de salinas. Sob a ação do sol e dos ventos a água do mar represada nas salinas sofre evaporação e o sal de cozinha e outros componentes sólidos vão se depositando no fundo dos tanques.

O sal grosso obtido nas salinas, além do uso doméstico, também é utilizado em países de inverno muito rigoroso, para derreter a neve, visto que o gelo cobre as ruas, estradas, pastagens. Isso ocorre porque ao dissolvermos uma substância em um líquido esta diminui o ponto de congelação do líquido.


6) Destilação simples: é usada para separar misturas homogêneas quando um dos componentes é sólido e o outro líquido. A destilação simples é utilizada quando há interesse nas duas fases. Este processo consiste em aquecer a mistura em uma aparelhagem apropriada, como a esquematizada abaixo, até que o líquido entre em ebulição. Como o vapor do líquido é menos denso, sairá pela parte superior do balão de destilação chegando ao condensador, que é refrigerado com água, entra em contato com as paredes frias, se condensa, voltando novamente ao estado líquido. Em seguida, é recolhido em um recipiente adequado, e o sólido permanece no balão de destilação.

7) Destilação Fracionada: é usada na separação de misturas homogêneas quando os componentes da mistura são líquidos. A destilação fracionada é baseada nos diferentes pontos de ebulição dos componentes da mistura. A técnica e a aparelhagem utilizada na destilação fracionada é a mesma utilizada na destilação simples, apenas deve ser colocado um termômetro no balão de destilação, para que se possa saber o término da destilação do líquido de menor ponto de ebulição. O término da destilação do líquido de menor ponto de ebulição, ocorrerá quando a temperatura voltar a se elevar rapidamente.


A destilação fracionada é utilizada na separação dos componentes do petróleo. O petróleo é uma substância oleosa, menos densa que a água, formado por uma mistura de substâncias. O petróleo bruto é extraído do subsolo da crosta terrestre e pode estar misturado com água salgada, areia e argila. Por decantação separa-se a água salgada, por filtração a areia e a argila. Após este tratamento, o petróleo, é submetido a um fracionamento para separação de seus componentes, por destilação fracionada. As principais frações obtidas na destilação do petróleo são: fração gasosa, na qual se encontra o gás de cozinha; fração da gasolina e da benzina; fração do óleo diesel e óleos lubrificantes, e resíduos como a vaselina, asfalto e pixe.

A destilação fracionada também é utilizada na separação dos componentes de uma mistura gasosa. Primeiro, a mistura gasosa deve ser liqüefeita através da diminuição da temperatura e aumento da pressão. Após a liquefação, submete-se a mistura a uma destilação fracionada: o gás de menor ponto de ebulição volta para o estado gasoso. Esse processo é utilizado para separação do oxigênio do ar atmosférico, que é constituído de aproximadamente 79% de nitrogênio e 20% de oxigênio e 1% de outros gases. No caso desta mistura o gás de menor ponto de ebulição é o nitrogênio.

3) PARA PENSAR: Uma pessoa ao se levantar de manhã, coou o café, adoçou-o com açúcar, em seguida, separou o feijão das pedrinhas. Foi ao quintal, lavou as roupas e as colocou para secar ao sol. Resolveu, a seguir limpar a sala usando um aspirador de pó. Quais as misturas heterogêneas bifásicas e quais os métodos de separação que você pode identificar no texto, quando a pessoa realiza essas atividades?    

Para produção de objetos, ornamentos, utensílios domésticos muitas vezes é necessário separar os componentes de um mistura para obtenção das substâncias puras, mas outras vezes é necessário fazermos misturas de substâncias para obtermos alguns materiais. Quando nessas misturas um dos componentes é um metal forma-se um liga metálica. As ligas metálicas apresentam características diferentes dos metais puros e por isso podem ser utilizadas com maior vantagem em relação ao metal puro. As ligas de cobre e cromo são usadas em resistências elétricas como a de chuveiro porque ocorre a diminuição da condutividade elétrica, em outras ligas ocorre o aumento da resistência mecânica, a resistência a corrosão, a ductibilidade etc.
 

Liga metálica
Componentes
Característica
Uso
Latão
Cobre e Zinco
resistente à corrosão
navios, tubos
Bronze 
Cobre e Estanho
resistente à corrosão
moedas, sinos
Aço
Ferro e carbono
resistente à corrosão
navios, utensílios domésticos
Aço inoxidável
Aço e Cromo
resistente à corrosão
talheres, utensílios domésticos
Aço -Níquel
Aço e Níquel
resistência mecânica
canhões, material de blindagem
Aço-Tungstênio
Aço e Tungstênio
alta dureza
brocas, pontas de caneta
Alnico 
Aço, alumínio, níquel e cobalto
propriedades magnéticas
fabricação de imãs
Amálgama
Mercúrio, prata e estanho

restauração de dentes
Ouro 18 quilates
Ouro e cobre
alta ductibilidade e maleabilidade
jóias
Prata de lei
Prata e cobre
aumento da dureza
utensílios domésticos, 
ornamentos
Electron Liga de magnésio
Mg, alumínio, manganês, zinco
resistência mecânica e térmica
peças muito leves


Reciclagem

A maioria dos materiais utilizados na produção de objetos e que após o uso são jogados no lixo, podem ser reaproveitados, e esse processo é conhecido como reciclagem.

A reciclagem é importante porque alguns materiais não são biodegradáveis, isto é, não são decompostos por microorganismos, causando grande poluição ambiental. Além disso, a grande maioria desses materiais é retirada de reservas minerais não renováveis, diminuindo assim os recursos naturais da Terra..

Grande parte do lixo doméstico pode ser reciclado. Quase todo lixo produzido pelos seres vivos, exceto o homem, sofre um reciclagem natural, são decompostos por microorganismos. Muitos materiais utilizados na produção de objetos, embalagem para produtos alimentícios e de consumo como: embalagem plástica, vidro, latas de óleo, cerveja, refrigerantes não se decompõe naturalmente ou levam muitos anos para que isso aconteça e nesses casos podem e devem ser reciclados. O maior problema da reciclagem é a separação dos materiais reaproveitáveis como papel, vidro, plástico e metais.

As indústrias também são responsáveis pela poluição ambiental e produtoras de lixo. Algumas indústrias estão desenvolvendo técnicas para reaproveitamento do seu lixo

Os plásticos não se decompõem facilmente, mas é difícil sua separação para reciclagem e a maior parte é queimada ou enterrada com o resto do lixo. Garrafas plásticas de bebidas derretem facilmente ao serem aquecidas e podem ser remodeladas produzindo outros produtos.

O papel é facilmente reciclável e esta deve ser estimulada porque para a produção de papel consome-se milhões de árvores, e, além disso, extensas áreas de mata nativa são desmatadas para o plantio de árvores usadas na fabricação do papel. As embalagem usadas para leite longa vida, creme de leite, leite condensado, extratos de tomate e outras, não podem ser recicladas, porque além de papelão, internamente existe uma película bem fina de alumínio e plástico, consequentemente, quando há uma mistura não é possível a reciclagem. Alguns desses materiais não recicláveis podem ser reutilizados.

O problema do lixo só será minimizado quando houver um redução na produção de lixo, através de campanhas educativas; reaproveitamento de materiais e reciclagem.

O que se descarta sem maior preocupação, todos os dias, em qualquer lugar, só não deixa a Terra soterrada de dejetos, graças as bactérias, fungos, leveduras e outros microorganismos. Esses se alimentam da matéria orgânica do lixo, transformando os compostos mais complexos em compostos mais simples que são devolvidos ao meio ambiente.

O tempo de decomposição depende do tipo de lixo e de outros fatores, como o calor e a umidade do solo que tornam a decomposição mais rápida, por outro lado, terrenos ácidos e águas limitam a capacidade de desenvolvimento dos microorganismos, tornando a biodegradação muito lenta. Os ácidos, as substâncias tóxicas e os metais pesados, como por exemplo, o chumbo, prejudicam os micoorganismos, podendo até matá-los.

Tempo de decomposição de alguns materiais

Material Tempo de decomposição
 

          papel
3 meses em lugar úmido, jornais podem permanecer por décadas sem sofrer decomposição.
          palito
6 meses em lugar úmido.
         filtro de cigarro
de 1 a 2 anos, quando jogado no campo a decomposição é mais rápida, em torno de 4 meses; no asfalto é muito mais lenta.
chiclete
5 anos
metais
em princípio, não são biodegradáveis. Uma lata de aço demora 10 anos se oxidar, já a lata de alumínio não se corrói nunca.
plásticos
 mais de 100 anos, como o plástico existe apenas a um século, não é possível determinar seu grau de biodegradação.
vidro
não sofrerá biodegradação nunca. Por ser formado de areia, carbonato de sódio, cal e outras substâncias inorgânicas, os microorganismos não conseguem comê-lo. Um objeto de vidro demoraria 4 000 anos para se decompor pela erosão e ação de agentes químicos.






Oi pessoal. um link bem interessante prá vocês que querem se aprofundar nas equações químicas.











 




Correção da Prova
 
 
 
1.       Como fazer para separar uma mistura de gasolina(que tem 20% de álcool) + água? Sabe-se que o ponto de ebulição da água é 100ºC e do álcool é de 78ºC. (0,5)
Primeiramente deve-se adicionar água. Como o álcool tem mais afinidade com a água do que com a gasolina ele se mistura com a água formando uma mistura homogênea. Como a mistura total (água + álcool + gasolina) é uma mistura heterogênea de duas fases, podemos separá-los em um funil de separação, reservando a gasolina e em outro frasco a mistura de água e álcool. Essa mistura deve ser aquecida a uma temperatura de 78ºC em um condensador e desta forma separar a água e o álcool
2.       Por que uma garrafa de álcool guardada no freezer não congela? (0,5)
Porque o ponto de congelamento do álcool (-39ºC)e inferior a temperatura do freezer.
3.       Sabe-se que o ponto de fusão da prata é de 962ºC e do ouro 1.064ºC. Se quisermos fazer uma liga de ouro e prata devemos aquecer os metais a que temperatura?(0,5)
A uma temperatura superior a 1.064ºC.
4.       Observando as seguintes amostras de materiais: (0,5)
Platina: 21,5             manteiga:0,86                    quartzo: 2,65
Lítio: 0,53         madeira de ébano: 1,11 madeira balsa: 0,31
Quais afundarão em um copo de água (d=1,0 g/cm³)?
         A platina, o quartzo e a madeira de ébano, pois apresentam densidade maior que a água.
5.       E em um copo de tetracloreto de carbono cuja densidade é de 1,60 g/cm³.
Justifique. (0,5)
         A platina e o quartzo, pois apresentam uma densidade maior que o tetracloreto de carbono.
 
6.       Identifique as seguintes misturas como homogêneas ou heterogêneas. Como fazer para separá-las?
a)      Areia, sal e limalha de ferro. (0,5)
Mistura heterogênea. Com um imã separamos as limalhas de ferro da mistura. A mistura de areia e sal pode ser separada jogando-se água que irá dissolver o sal. Através da filtração separamos a areia da água com sal e através da evaporação separamos o sal da água.
b)      petróleo. (0,5)
Mistura homogênea. Deve ser separada através do processo de destilação fracionada.
 
7.        Quantos átomos de cada elemento existem na fórmula: Fe2O3
                    __2_ Fe         ___3__ O       (1,0)
 
8.       Quantos átomos de cada elemento existem na fórmula: 6SiO2
                        __6__ Si        ___12__ O     (1,0)
 
9.       Indique os reagentes e os produtos da seguinte reação: (1,0)
     2 ZnS + 3 O2 à 2 ZnO + 2 SO2
                                                 
 
 
     Reagentes              Produtos
 
 
10.   A seguinte equação química está ou não balanceada? Justifique sua resposta. (1,0)
     2 KClO3 ==> 2 KCl +  O2             
 
A equação não está balanceada, pois apresenta 6 átomos de oxigênio entre os reagentes e apenas 2 entre os produtos.
 
 
 
 
 
11.   Efetue o balanceamento da seguinte equação química: (1,0)
                    1S8  + ___12_O2 à   8SO3
 
 
 
12.   Na equação química acima identifique as substâncias simples e as compostas. (0,5)
Simples: S e O
Composta: SO3
 
 
 
13.   Uma proveta tinha 8,75 mL de água destilada. Ao colocar uma peça de metal com massa 10 g. dentro da proveta, o volume da água subiu para 10 mL. Qual a densidade do metal em g/cm3? (1,0)
 
Massa= 10g
Volume= 10 – 8,75= 1,25
 
Densidade=m/v
D= 10/1,25
D= 8,0 g/cm3
 
14.   Que volume, em cm3, de chumbo (d=11,3 g/cm3), tem a mesma massa que 375 cm3 de uma tora de sequoia (d=0,38 g/cm3), que é uma árvore nativa da América do Norte? (1,0)
 
Chumbo
d=11,3 g/cm3
volume= ?
massa = massa de 375 cm3 de sequóia = 142,5
 
 
                                11,3= 142,5 / V    V=12,6cm3
 
sequóia
d=0,38
volume = 375 cm3        0,38=m/375   m=0,38x375   m=142,5g
 
 
 
As causas
“Os crepúsculos e as gerações
Os dias e nenhum foi o primeiro
A frescura da água na garganta
De Adão, o ordenado paraíso
O olho decifrante na penumbra
Os amores dos lobos na alvorada
A palavra. O hexâmetro. O espelho
A torre de Babel e a soberba
A lua que miravam os caldeus
As areias inúmeras do Ganges
Chuang-Tzu e a borboleta que o sonhara
E nas ilhas, de ouro, as macieiras
Os passos do errante labirinto
O infinito tecido de Penélope
O tempo circular para os estóicos
A moeda na boca de quem morre
O peso de uma espada na balança
Cada gota de água na clepsidra
As águias, os fatos, as legiões
César na madrugada de Farsália
A sombra de umas cruzes pela terra
O xadrez e a álgebra do persa
Os rastros das compridas migrações
A conquista de reinos pela espada
A bússola incessante. O mar aberto
O eco do relógio na memória
O rei por uma adaga justiçado
O incalculável pó que foi exércitos
A voz do rouxinol na Dinamarca
A escrupulosa linha do calígrafo
O rosto do suicida que se espelha
A naipe do taful. O ávido ouro
As formas de uma nuvem no deserto
Cada arabesco do caleidoscópio
Cada remordimento e cada lágrima
De todas essas coisas foi preciso
Para que as nossas mãos se encontrassem”.
 
(Jorge Luis Borges, “As causas”.  In: História de la Noche, 1977)



Caos é um dos deuses primordiais da mitologia grega. Representa a desordem inicial do mundo. Segundo a cosmogênese narrada no mito, com o surgimento de Amor começa a haver alguma ordem.

O Caos representa, ao mesmo tempo, uma forma indefinida e desorganizada, onde todos os elementos encontravam-se dispersos, e uma divindade rudimentar capaz de gerar. Tal como o planeta, em seus tempos originais, nele estavam reunidos os elementos que vão compor todos os seres, mortais e imortais.

Do Caos nasceram Nyx, a Noite e o Érebo - e ambos, apesar de irmãos, uniram-se para a geração de novas deidades.

No próprio Caos havia, entretanto, a força capaz de trazer-lhe ordem: Eros, o amor - tão antigo quanto os próprios elementos dispersos no Caos. Junto a ele, também Anteros: são forças de coesão e separação, espécie de yin e yang na visão grega dos primórdios.

O Caos, junto com sua filha Noite, teria ainda gerado o Destino, deus cego que a todos, mortais e deuses, subordina.





 
 
 
 

XII
 
Quando a hora dobra em triste e tardo toque
E em noite horrenda vejo escoar-se o dia,
Quando vejo esvair-se a violeta, ou que
A prata a preta têmpora assedia;
Quando vejo sem folha o tronco antigo
que ao rebanho estendia a sombra franca
E em feixe atado agora o verde trigo
seguir no carro, a barba hirsuta e branca;
Sobre tua beleza então questiono
Que há de sofrer do Tempo a dura prova,
Pois as graças do mundo em abandono
Morrem ao ver nascendo a graça nova.
    Contra a foice do Tempo é vão combate,
     Salvo a prole, que o enfrenta se te abate. 
 
(In: Shakespeare, William. 30 sonetos / Tradução de Ivo Barroso. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1991. p. 53.)




 

REFERENCIAL

 

"Um corpo está em repouso quando a distância entre este corpo e o referencial não varia com o tempo. Um corpo está em movimento quando a distância entre este corpo e o referencial varia com o tempo."

 

Questões

1.      Um ônibus está andando à velocidade de 40 km/h. Seus passageiros estão em movimento ou repouso? Por que?

2.      Uma pessoa, em um carro, observa um poste na calçada de uma rua, ao passar por ele. O poste está em repouso ou em movimento? Explique.

3.      Considere o livro que você está lendo. A)Ele está em repouso em relação a você? B) E em relação a um observador no Sol?

4.      Enquanto o professor escreve na lousa. A) O giz está em repouso ou em movimento em relação à lousa? B) A lousa está em repouso ou em movimento em relação ao chão? C) A lousa está em repouso ou em movimento em relação ao giz?

5.      Quando escrevemos no caderno, a caneta que usamos está em: A) Movimento em relação a que? B) Repouso em relação a que?

6.      Se dois carros movem-se sempre um ao lado do outro, pode-se afirmar que um está parado em relação ao outro?

 

TRAJETÓRIA

 

"Trajetória é a linha determinada pelas diversas posições que um corpo ocupa no decorrer do tempo."

 

 

Exercícios

9.      Um carro parte do km 12 de uma rodovia e desloca-se sempre no mesmo sentido até o km 90. Determine o deslocamento do carro.

10.  Um automóvel deslocou-se do km 20 até o km 65 de uma rodovia, sempre no mesmo sentido. Determine o deslocamento do automóvel.

11.  Um caminhão fez uma viagem a partir do km 120 de uma rodovia até o km 30 da mesma. Qual foi o deslocamento do caminhão?

12.  Um carro vai do km 40 ao km 70. Determine: B) a posição inicial e a posição final. B) O deslocamento entre as duas posições.

13.  Um carro retorna do km 100 ao km 85. Determine: B) a posição inicial e a posição final. B) O deslocamento entre as duas posições.

14.  Um carro percorre uma rodovia passando pelo km 20 às 9 horas e pelo km 45 às 10 horas. Determine: A) as posições nos instantes dados. B) O deslocamento entre os instantes dados.

 

 

 

 

 

VELOCIDADE MÉDIA

 
Exercícios

1.      Quando o brasileiro Joaquim Cruz ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Los Angeles, correu 800m em 100s. Qual foi sua velocidade média?

2.      Um nadador percorre uma piscina de 50m de comprimento em 25s. Determine a velocidade média desse nadador.

3.      Suponha que um trem-bala, gaste 3 horas para percorrer a distância de 750 km. Qual a velocidade média deste trem?

4.      Um automóvel passou pelo marco 30 km de uma estrada às 12 horas. A seguir, passou pelo marco 150 km da mesma estrada às 14 horas. Qual a velocidade média desse automóvel entre as passagens pelos dois marcos?

5.      Um motorista de uma transportadora recebeu seu caminhão e sua respectiva carga no km 340 de uma rodovia às 13 horas, entrou a carga no km 120 da mesma rodovia às 16 horas. Qual foi a velocidade média desenvolvida pelo caminhão?

6.      No verão brasileiro, andorinhas migram do hemisfério norte para o hemisfério sul numa velocidade média de 25 km/h . Se elas voam 12 horas por dia, qual a distância percorrida por elas num dia?

7.      Uma pessoa, andando normalmente, desenvolve uma velocidade média da ordem de 1 m/s. Que distância, aproximadamente, essa pessoa percorrerá, andando durante 120 segundos?

8.      Um foguete é lançado à Lua com velocidade constante de 17500 km/h, gastando 22 horas na viagem. Calcule, com esses dados, a distância da Terra à Lua em quilômetros.

9.      Um trem viaja com velocidade constante de 50 km/h. Quantas horas ele gasta para percorrer 200 km?

10.  Uma motocicleta percorre uma distância de 150 m com velocidade média de 25 m/s. Qual o tempo gasto para percorrer essa distância?

11.  Se um ônibus andar à velocidade de 50 km/h e percorrer 100 km, qual será o tempo gasto no percurso?

 

Questões

12.  Faça uma comparação entre as velocidades médias de: pessoas em passo normal, atletas, animais, aviões, trens e foguetes.

13.  Como você faria para calcular a velocidade média de uma pessoa que caminha pela rua?

14.  Qual a diferença entre velocidade instantânea e velocidade média?

 

Exercícios complementares

15.  Uma tartaruga consegue percorrer a distância de 4m em 200s. Qual sua velocidade média em m/s?

16.  Um atleta percorre uma pista passando pelo ponto de posição 20 m no instante 7s e pelo ponto de posição 12 m no instante 9s. Calcule a velocidade média do atleta no intervalo de tempo dado.

17.  Se você pegasse carona em um foguete, que viaja com velocidade média de aproximadamente 60000 km/s, quanto tempo você gastaria para chegar à Lua? (A distância da Terra à Lua é de 184000 km, aproximadamente).

18.  Um navio está em alto-mar e navega com velocidade constante de 35 km/h entre 8h e 18h. Qual a distância que ele percorre nesse intervalo de tempo?

19.  A velocidade média de um homem andando normalmente é de 4 km/h. Em quanto tempo ele anda do km 12 ao km 18 de uma estrada?

20.  Viajando em um carro, como você determinaria o comprimento de certo trecho de uma estrada baseando-se no velocímetro e usando um cronômetro?

 

 

TRANSFORMAÇÃO DA VELOCIDADE 

 


 

"Para transformar uma velocidade em km/h para m/s, devemos dividir a velocidade por 3,6. Para transformar uma velocidade em m/s para km/h, devemos multiplicar a velocidade por 3,6."

 

1.      velocímetro de um carro indica 72 km/h. Expresse a velocidade deste carro em m/s.

2.      Uma velocidade de 36 km/h corresponde a quantos metros por segundo? E 15 m/s correspondem a quantos quilômetros por hora?

 

ACELERAÇÃO

 


 

 = v2 - v1

 = t2 - t1

a = aceleração (m/s2)

 = variação da velocidade (m/s)

 = variação do tempo (s)

 

Exercícios

1.      Entre 0 e 3s, a velocidade de um helicóptero varia de 4 m/s para 21 m/s. Qual a sua aceleração?

2.      Durante as experiências no laboratório, um grupo de alunos verificou que, entre os instantes 2s e 10s, a velocidade de um carrinho varia de 3 m/s a 19 m/s. Calcule o valor da aceleração desse movimento.

3.      Em 4s, a velocidade de um carro passa de 8 m/s para 18 m/s. Qual a sua aceleração?

4.      Em 2 horas, a velocidade de um carro aumenta de 20 km/h a 120 km/h. Qual a aceleração nesse intervalo de tempo?

5.      Um rapaz estava dirigindo uma motocicleta a uma velocidade de 20 m/s quando acionou os freios e parou em 4s. Determine a aceleração imprimida pelos freios à motocicleta.
 
 
 
Texto 2 atividade em grupo de 3 alunos
14 de maio de 1905
 
 
Há um lugar em que o tempo fica parado. Pingos de chuva permanecem inertes no ar. Pêndulos de relógios estacionam no meio do seu ciclo. Cães empinam seus focinhos em uivos silenciosos. Pedestres estão congelados em ruas poeirentas, suas pernas erguidas como se amarradas por cordas. Os aromas  de tâmaras, mangas, coentro, cominho estão suspensos no ar.
Á medida que um viajante se aproxima deste lugar, vindo de qualquer parte, ele anda cada vez mais devagar. As batidas do seu coração ficam cada vez mais espaçadas, sua respiração arrefece, sua temperatura cai, seus pensamentos diminuem, até que ele atinge o centro morto e pára. Pois este é o centro do tempo. A partir deste lugar, o tempo se distancia em círculos concêntricos – inerte no centro, lentamente ganhando velocidade à proporção que aumenta o diâmetro.
Quem faria uma peregrinação ao centro do tempo? Pais com seus filhos, e amantes.
E assim, no lugar onde o tempo fica parado, vêem-se pais agarrados a seus filhos, em um abraço petrificado que nunca se desfará. A linda filhinha de olhos azuis e cabelos loiros nunca parará de sorrir o sorriso que está sorrindo agora, nunca perderá este brilho róseo de suas bochechas, nunca ficará enrugada nem cansada, nunca se ferirá, nunca desaprenderá o que seus pais lhe ensinaram, nunca pensará pensamentos que seus pais desconheçam, nunca tomará contato com o mal, nunca dirá a seus pais que não os ama, nunca deixará seu quarto com vista para o mar, nunca deixará de tocar seus pais como está tocando agora.
E, no lugar onde o tempo fica parado, vêem-se amantes se beijando nas sombras dos prédios, em um abraço petrificado que nunca se desfará. O amado nunca tirará os braços de onde estão agora, nunca se sacrificará expondo-se a perigos, nunca deixará de mostrar seu amor, nunca sentirá ciúmes, nunca se apaixonará por outra pessoa , nunca perderá a paixão que existe neste instante de tempo.
É importante considerar que estas estátuas são iluminadas apenas por uma brandíssima luz vermelha, pois a luz fica reduzida a quase nada no centro do tempo, suas vibrações reduzidas a ecos em vastos desfiladeiros, sua intensidade diminuída ao brilho tênue dos vaga-lumes.
Aqueles que não estão exatamente no centro morto de fato se movem, mas no ritmo das geleiras. Uma escovadela no cabelo pode levar um ano, um beijo pode levar mil anos. Enquanto um sorriso é retribuído, estações passam pelo mundo exterior. Enquanto uma criança é abraçada, pontes são construídas. Enquanto uma pessoa diz adeus, cidades desmoronam e são esquecidas.
E aqueles que regressam ao mundo exterior...
Crianças crescem rapidamente, esquecem o abraço de séculos de seus pais, que para elas durou não mais que alguns segundos. Crianças tornam-se adultos, vivem separadas dos pais, vivem em suas próprias casas, desenvolvem suas próprias maneiras de fazer as coisas, sentem dor, envelhecem. Crianças maldizem os pais por tentarem segura-las para sempre, maldizem o tempo pelas rugas em suas próprias peles ásperas. Essas crianças agora envelhecidas também querem para o tempo mas em um outro momento. Querem congelar seus próprios filhos no centro do tempo.
            Amantes que regressam descobrem que os amigos partiram muito tempo antes. Afinal, vidas se passaram. Eles transitam em um mundo que não reconhecem. Amantes que regressam ainda se abraçam nas sombras dos prédios, mas agora seus abraços parecem vazios e solitários. Logo esquecem as promessas feitas para durar séculos, que para eles duraram apenas segundo. Sentem ciúmes mesmo entre estranhos, falam coisas terríveis entre si, perdem a paixão, distanciam-se, envelhecem e se isolam em um mundo que não conhecem.
            Alguns dizem que não se deve chegar perto do centro do tempo. A vida é um barco de tristeza, mas é nobre viver a vida, e sem tempo não há vida. Outros discordam. Prefeririam viver uma eternidade de felicidade, mesmo que essa eternidade fosse fixa e petrificada, como uma borboleta instalada em uma redoma.
 
Os Sonhos de Einstein
Ficção
Alan Lightman
Cia das Letras, 2005
 
Atividade:
 
Após ler o texto: “ O tempo na visão de Albert Einstein” leia esse texto.
Aqui o autor fala de uma tempo que não é o tempo cíclico, da natureza e nem o tempo mecânico dos relógios. Relacione os textos e defina que tempo é esse. Compare com as leituras de Cronos e Shakespeare.


 
1- Um avião percorre a distância de Porto Alegre a Recife, que é de 3.000km, em 2 horas. (2,0)

a)      Qual a velocidade média do avião nesse percurso?

b)      Considere que a velocidade  do som no ar é de 1.235 km/h. Pode-se afirmar que esse avião é supersônico? Justifique.

 

2- O guepardo, ou chita, é o animal terrestre mais veloz que se conhece. Partindo do repouso, ele pode chegar a 26 m/s em apenas 2 segundos, exibindo espantosa aceleração. Calcule a aceleração do animal durante esse intervalo.

 

3- Uma tartaruga consegue percorrer a distância de 4m em 200s. Qual sua velocidade média em m/s? (bônus)

4- Um atleta percorre uma pista passando pelo ponto de posição 20 m no instante 7s e pelo ponto de posição 12 m no instante 9s. Calcule a velocidade média do atleta no intervalo de tempo dado.

5- Um navio está em alto-mar e navega com velocidade constante de 35 km/h entre 8h e 18h. Qual a distância que ele percorre nesse intervalo de tempo?

6- A velocidade média de um homem andando normalmente é de 4 km/h. Em quanto tempo ele anda do km 12 ao km 18 de uma estrada?

7- Após chover na cidade de São Paulo, as águas da chuva descerão o rio tiête até o rio Paraná, percorrendo cerca de 1000 km. Sendo de 4 km/h a velocidade média das águas, o percurso mencionado será cumprido pelas águas da chuva em aproximadamente quanto tempo?

8- Um carro completa um percurso de 6 km em 10 min. A velocidade média do carro, em m/s, é de:

9- Um menino sai de sua casa e caminha para a escola dando, em média, um passo por segundo.

Se o tamanho médio de seu passo é de 0,5 m e se ele gasta 5 min no trajeto, a distância entre sua casa e a escola, em metros , é de:

10- “Quando a hora dobra em triste e tardo toque

E em noite horrenda vejo escoar-se o dia,

Quando vejo esvair-se a violeta, ou que

A prata a preta têmpora assedia”

Como os versos se relacionam com o tempo?



Avaliação trimestral de ciências 9º ano




1. Um macaco que pula de galho em galho em um zoológico, demora 6 segundos para atravessar sua jaula, que mede 12 metros. Qual a velocidade média dele em km/h?

2. Um carro viaja de uma cidade A para  uma cidade B, distantes 200km. Seu percurso demora 4 horas, pois decorrida uma hora de viagem, o pneu dianteiro esquerdo furou e precisou ser trocado, levando 1 hora e 20 minutos do tempo total gasto. Qual foi a velocidade média que o carro desenvolveu durante a viagem?

3. No exercício anterior, qual foi a velocidade nos intervalos antes e depois de o pneu furar? Sabendo que o incidente ocorreu quando faltavam 115 km para chegar à cidade B. (2,0)

4. Um bola de beisebol é lançada com velocidade igual a 108m/s, e leva 0,6 segundo para chegar ao rebatedor.Qual a distância entre o arremessador e o rebatedor?

 5. Durante uma corrida de 100 metros rasos, um competidor se desloca com velocidade média de 5m/s. Quanto tempo ele demora para completar o percurso?

6- Os veículos terrestres de maior aceleração são os dragsters. Numa corrida de apenas 402 m, eles conseguem variar a velocidade de 0 a 500 km/h em 8 segundos. Qual a aceleração média de um dragster em m/s2?

7- Um anúncio referente a um  automóvel afirma que o veículo, partindo do repouso, atinge a velocidade de 240 km/h em exatamente 8 segundos. Determine a aceleração média desse automóvel m/s2?

8- Por que a aceleração é medida em m/s2? (bônus)

9- Qual a relação entre o relógio e a filosofia de Descartes e sua importância para a física clássica?

10- A matéria é mais vazio do que matéria. Comente a frase.



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