1. Se um corpo tem a massa de 20 g em um volume de 5 cm3, qual é a sua densidade ?
2. Determine a massa de um corpo cuja densidade é de 5 g/cm3 em um volume de 3 cm3.
3. Uma pedra tem 52 g e volume igual a 20 cm3. Determine a densidade em kg/m3.
4. Bromo é um líquido vermelho acastanhado com densidade de 3,10 g/mL. Que volume ocupa uma amostra de 88,5 g de bromo?
5. A densidade do selênio é 4,79 g/cm3. Qual a massa, em kg, de 6,5 cm3 de selênio?
6. O etanol tem a densidade de 0,789 g/cm3. Que volume deve ser medido numa proveta graduada para se ter 19,8 g de etanol?
7. A densidade do diamante é 3,5 g/cm3. A unidade prática internacional para a pesagem de diamantes é o quilate, que corresponde a 200 mg. Qual o volume de um diamante de 1,5 quilate?
8. Quando se deixa cair uma peça de metal com massa 112,32 g em um cilindro graduado que contém 23,45 mL de água, o nível de água sobe para 29,27 mL. Qual a densidade do metal em g/cm3?
9. Qual o volume, em litros, ocupado por 5 g de prata sólida cuja densidade é 10,5 g/cm3?
10. Um líquido, com volume de 10,7 mL, tem a massa de 9,42 g . O líquido pode ser octano, etanol ou benzeno, cujas densidades são, respectivamente (em g/cm3), 0,702, 0,789 e 0,879. Qual é o líquido? Justifique a resposta
11. Um sólido flutuará num líquido que for mais denso do que ele. O volume de uma amostra de calcita pesando 35,6 g é 12,9 cm3. Em qual dos seguintes líquidos haverá flutuação da calcita: Tetracloreto de carbono (densidade = 1,60 g/cm3), brometo de metileno (densidade = 2,50 g/cm3), tetrabromoetano (densidade = 2,96 g/cm3) ou iodeto de metileno (densidade = 3,33 g/cm3)? Justifique a resposta
12. Uma proveta tinha 8,75 mL de água destilada. Ao colocar uma peça de metal com massa 10 g dentro da proveta, o volume da água subiu para 10 mL. Qual a densidade do metal em g/cm3?
13. Um bloco de ferro (d=7,6 g/cm3) tem as seguintes dimensões: 20cm x 30cm x 15cm. Determine a massa, em kg, do bloco.
14. Que volume, em cm3, de chumbo (d=11,3 g/cm3), tem a mesma massa que 375 cm3 de uma tora de sequóia (d=0,38 g/cm3), que é uma árvore nativa da América do Norte?
08/08/2012
A determinação e a análise das propriedades específicas dos materiais do
ambiente, são formas de se conseguir saber se uma determinada matéria é uma
substância pura ou uma mistura.
Você pode separar, pequenas quantidades, de alguns materiais do meio
ambiente, como sal de cozinha, fio de cobre, vinho, água salgada, água
destilada e determinar algumas das propriedades específicas desses materiais,
como por exemplo: densidade, ponto de fusão e ebulição. Os dados obtidos podem
ser colocados em uma tabela
Material
|
P.F (
|
P.E (
|
Densidade (g/ml)
|
amostra 1 - sal de cozinha
amostra 2 - sal de cozinha |
801
801 |
1 473
1473 |
2,16
2,16 |
amostra 1 - fio de cobre
amostra 2- fio de cobre |
1 083
1 083 |
2 582
2 582 |
8,93
8,93 |
amostra 1 - vinho
amostra 2 - vinho |
-
|
-
|
1,04
1,06 |
amostra 1 - água salgada
amostra 2 - água salgada |
-
- |
-
- |
1,04
1,07 |
amostra 1 - água destilada
amostra 2 - água destilada |
0
0 |
100
100 |
1,00
1,00 |
Analisando os resultados da tabela você notará que os valores dessas
propriedades serão os mesmos, para qualquer quantidade que você utilizar, para
o sal de cozinha, fio de cobre e água destilada..
A partir dessas determinações e análises em nível macroscópico, isto é, que
se pode ver a olho nu e medir, você poderá classificá-las como substâncias
puras e os outros materiais analisados que apresentavam variação de alguma das
propriedades determinadas, são classificados como misturas. As misturas são
formadas por duas ou mais substâncias puras e estas são chamadas de componentes
da mistura.
As substâncias puras podem ser classificadas em:
Substâncias puras simples: que são formadas pela
combinação de átomos de um único elemento químico, como por exemplo o gás
hidrogênio formado por dois átomos de hidrogênio ligados entre si; o ozônio
formado por três átomos de oxigênio.
Substâncias puras compostas: que são formadas pela combinação de
átomos de dois ou mais elementos químicos diferentes, como por exemplo a água
formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio; ácido clorídrico
(nome comercial ácido de muriático) formado por um átomo de hidrogênio e um
átomo de cloro.
Uma outra característica importante das substâncias puras refere-se a sua
composição, que é sempre fixa e definida, por exemplo, para se formar água é
necessário a combinação de dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio
A água é formada na proporção de 2 gramas de hidrogênio para 16 gramas de oxigênio.
As misturas, não possuem composição fixa e definida, por exemplo, para obter
uma mistura de água e sal pode-se colocar qualquer quantidade de água e
qualquer quantidade de sal.
Uma das formas de diferenciação das substâncias puras e das misturas é
através da temperatura, durante as mudanças de estado físico.
Você poderá analisar a água destilada, que é uma substância pura, a pressão
ao nível do mar, a partir da temperatura de -5oC. Nesta temperatura
a água destilada encontra-se no estado sólido. Se a água for aquecida
continuamente, ao ser atingida a temperatura de 0oC, a água começará
a passar para o estado líquido e a temperatura não sofrerá alteração até que a
fusão se complete.
A mesma situação será verificada na mudança do estado líquido para o gasoso.
Para a água destilada, a vaporização acontece a temperatura de 100oC.
Essas observações podem ser traduzidas em um gráfico, a linha horizontal que
aparece no gráfico é chamada de patamar e indica a temperatura de fusão e a de
vaporização da substância pura.
Para um mistura de água e sal, por exemplo, não se verifica o aparecimento
do patamar, tanto na fusão como na ebulição, porque a temperatura não se mantém
constante.
1-PARA PENSAR: (UNICAMP): Três frascos não rotulados encontram-se na prateleira
de um laboratório. Um contém benzeno, outro tetracloreto de carbono e o
terceiro, metanol .Sabe-se que as densidades são, respectivamente: 0,87 g/ml;
1,59 g/ml e 0,79 g/ml. Dos três líquidos, apenas o metanol é solúvel na água,
cuja densidade é 1 g/ml. Os três líquidos são extremamente tóxicos e não devem
ser cheirados. Com base nessas informações, e em quais flutuam ou não na água,
explique como você faria para identificar os três líquidos.
Misturas
Homogêneas e Heterogêneas
A matéria encontrada na natureza, na sua grande maioria, é formada por duas ou mais substâncias puras, portanto são misturas.
A matéria encontrada na natureza, na sua grande maioria, é formada por duas ou mais substâncias puras, portanto são misturas.
Observe as misturas:
Nas misturas B, D, E observa-se uma superfície de separação entre os
componentes que as formam e, por isso, recebem a denominação de misturas
heterogêneas.
Nesse caso, as espécies químicas que formam a mistura são insolúveis entre
si; no caso de dois líquidos, usa-se termo imiscíveis.
Nas misturas A e C não se percebe superfície de separação entre os
componentes, a mistura apresenta o mesmo aspecto em toda sua extensão e recebem
a denominação de misturas homogêneas. Nesse caso, as espécies químicas que
formam a mistura são solúveis entre si; quando as substâncias solúveis entre
si, são dois líquidos, usa-se o termo miscíveis entre si.
As misturas homogêneas são monofásicas ou unifäsicas ,isto é, possuem uma
única fase e as heterogêneas polifásicas, isto é, possuem duas ou mais fases.
Recebe a denominação de fase cada porção uniforme de uma determinada
matéria, com as mesmas características em toda sua extensão.
O granito, uma matéria heterogênea, constituído de três fases, isto é ,de
três porções visualmente uniformes, a fase da mica (brilhante), a fase do
quartzo (transparente) e a fase do feldspato.
2) PARA PENSAR: Uma mistura constituída de água líquida, gelo, sal de
cozinha, gasolina e areia possui quantas fases e quantos componentes?
Como os materiais encontrados na natureza, na sua maioria, são constituídos
de misturas de substâncias puras, por isso, para obtê-las, é necessário
separá-las.
Existem muitos processos para separação de misturas, mas o método a ser
empregado depende das condições materiais para utilizá-lo e do tipo de mistura
a ser separado.
Você já pensou em como separar algumas misturas que são encontradas no seu
cotidiano?
Para isso é necessário, em primeiro lugar, observar se a mistura em questão
é homogênea ou heterogênea, para em seguida escolher o processo mais adequado
para separá-la.
Os processos mais utilizados para separação de misturas são:
1) Catação, Ventilação, Levigação, Peneiração, Separação Magnética e
Flotação, usados na separação de misturas heterogêneas constituídas de
dois componentes sólidos.
Catação: os grãos ou fragmentos de um dos componentes são catados com as
mãos ou com uma pinça.
Ventilação: passa-se pela mistura uma corrente de ar e este arrasta o mais
leve.
Levigação: passa-se pela mistura uma corrente de água e esta arrasta o mais
leve.
Separação magnética: passa-se pela mistura um imã, se um dos componentes
possuir propriedades magnéticas, será atraído pelo imã.
Peneiração: usada quando os grãos que formam os componentes tem tamanhos
diferentes.
Flotação: é um processo de separação onde estão envolvidos os três estados
da matéria - sólido, líquido e gasoso. As partículas sólidas desejadas
acumulam-se nas bolhas gasosas introduzidas no líquido. As bolhas têm densidade
menor que a da fase líquida e migram para superfície arrastando as partículas
seletivamente aderidas. O produto não desejável é retirado pela parte inferior
do recipiente.
2) Decantação: usado para
separar os componentes de misturas heterogêneas, constituídas de um componente
sólido e outro líquido ou de dois componentes líquidos, estes líquidos devem
ser imiscíveis. Esse método consiste em deixar a mistura em repouso e o
componente mais denso, sob a ação da força da gravidade, formará a fase
inferior e o menos denso ocupará a fase superior. Quando a mistura a ser
separada é constituída de dois líquidos imiscíveis, pode se utilizar um funil
de vidro, conhecido como Funil de Decantação ou Funil de Bromo. A decantação é
usada nas estações de tratamento de água, para precipitar os componentes
sólidos que estão misturados com a água.
3) Centrifugação: é usado
para acelerar a decantação da fase mais densa de uma mistura heterogênea
constituída de um componente sólido e outro líquido. Esse método consiste em
submeter a mistura a um movimento de rotação intenso de tal forma que o
componente mais denso se deposite no fundo do recipiente.
A manteiga é separada do leite por centrifugação. Como o leite é mais denso
que a manteiga, formará a fase inferior.
Nos laboratórios de análise clínica o sangue, que é uma mistura heterogênea,
é submetido a centrifugação para separação dos seus componentes.
A centrifugação é utilizada na máquina de lavar roupa, na separação da água
e do tecido que constitui a roupa.
4) Filtração: é usada para separação de misturas heterogêneas,
constituídas de um componente sólido e outro líquido ou de um componente sólido
e outro gasoso. A mistura deve passar através de um filtro, que é constituído
de um material poroso, e as partículas de maior diâmetro ficam retidas no
filtro. Para um material poder ser utilizado como filtro seus poros devem ter
um diâmetro muitíssimo pequeno.
A filtração é o processo de separação utilizado no aspirador de pó. O ar e a
poeira são aspirados, passam pelo filtro, que é chamado saco de poeira, as
partículas sólidas da poeira ficam retidas no filtro e o ar sai.
5) Evaporação: é usado para
separação de misturas homogêneas constituída de um componente sólido e o outro
líquido. A evaporação é usada para separar misturas, quando apenas a fase
sólida é de interesse.
O sal de cozinha é extraído da água do mar por evaporação. A água do mar é
represada em grandes tanques, de pequena profundidade, construídos na areia,
chamados de salinas. Sob a ação do sol e dos ventos a água do mar represada nas
salinas sofre evaporação e o sal de cozinha e outros componentes sólidos vão se
depositando no fundo dos tanques.
O sal grosso obtido nas salinas, além do uso doméstico, também é utilizado
em países de inverno muito rigoroso, para derreter a neve, visto que o gelo
cobre as ruas, estradas, pastagens. Isso ocorre porque ao dissolvermos uma
substância em um líquido esta diminui o ponto de congelação do líquido.
6) Destilação simples: é
usada para separar misturas homogêneas quando um dos componentes é sólido e o
outro líquido. A destilação simples é utilizada quando há interesse nas duas
fases. Este processo consiste em aquecer a mistura em uma aparelhagem
apropriada, como a esquematizada abaixo, até que o líquido entre em ebulição. Como o
vapor do líquido é menos denso, sairá pela parte superior do balão de
destilação chegando ao condensador, que é refrigerado com água, entra em
contato com as paredes frias, se condensa, voltando novamente ao estado
líquido. Em seguida, é recolhido em um recipiente adequado, e o sólido
permanece no balão de destilação.
7) Destilação Fracionada: é usada na
separação de misturas homogêneas quando os componentes da mistura são líquidos.
A destilação fracionada é baseada nos diferentes pontos de ebulição dos
componentes da mistura. A técnica e a aparelhagem utilizada na destilação
fracionada é a mesma utilizada na destilação simples, apenas deve ser colocado
um termômetro no balão de destilação, para que se possa saber o término da
destilação do líquido de menor ponto de ebulição. O término da destilação do
líquido de menor ponto de ebulição, ocorrerá quando a temperatura voltar a se
elevar rapidamente.
A destilação fracionada é utilizada na separação dos componentes do
petróleo. O petróleo é uma substância oleosa, menos densa que a água, formado
por uma mistura de substâncias. O petróleo bruto é extraído do subsolo da
crosta terrestre e pode estar misturado com água salgada, areia e argila. Por
decantação separa-se a água salgada, por filtração a areia e a argila. Após
este tratamento, o petróleo, é submetido a um fracionamento para separação de
seus componentes, por destilação fracionada. As principais frações obtidas na
destilação do petróleo são: fração gasosa, na qual se encontra o gás de
cozinha; fração da gasolina e da benzina; fração do óleo diesel e óleos lubrificantes,
e resíduos como a vaselina, asfalto e pixe.
A destilação fracionada também é utilizada na separação dos componentes de
uma mistura gasosa. Primeiro, a mistura gasosa deve ser liqüefeita através da
diminuição da temperatura e aumento da pressão. Após a liquefação, submete-se a
mistura a uma destilação fracionada: o gás de menor ponto de ebulição volta
para o estado gasoso. Esse processo é utilizado para separação do oxigênio do
ar atmosférico, que é constituído de aproximadamente 79% de nitrogênio e 20% de
oxigênio e 1% de outros gases. No caso desta mistura o gás de menor ponto de
ebulição é o nitrogênio.
3) PARA PENSAR: Uma pessoa ao se levantar de manhã, coou o café, adoçou-o
com açúcar, em seguida, separou o feijão das pedrinhas. Foi ao quintal, lavou
as roupas e as colocou para secar ao sol. Resolveu, a seguir limpar a sala
usando um aspirador de pó. Quais as misturas heterogêneas bifásicas e quais os
métodos de separação que você pode identificar no texto, quando a pessoa
realiza essas atividades?
Para produção de objetos, ornamentos, utensílios domésticos muitas vezes é
necessário separar os componentes de um mistura para obtenção das substâncias
puras, mas outras vezes é necessário fazermos misturas de substâncias para
obtermos alguns materiais. Quando nessas misturas um dos componentes é um metal
forma-se um liga metálica. As ligas metálicas apresentam características
diferentes dos metais puros e por isso podem ser utilizadas com maior vantagem
em relação ao metal puro. As ligas de cobre e cromo são usadas em resistências
elétricas como a de chuveiro porque ocorre a diminuição da condutividade
elétrica, em outras ligas ocorre o aumento da resistência mecânica, a
resistência a corrosão, a ductibilidade etc.
Liga metálica
|
Componentes
|
Característica
|
Uso
|
Latão
|
Cobre e Zinco
|
resistente à corrosão
|
navios, tubos
|
Bronze
|
Cobre e Estanho
|
resistente à corrosão
|
moedas, sinos
|
Aço
|
Ferro e carbono
|
resistente à corrosão
|
navios, utensílios domésticos
|
Aço inoxidável
|
Aço e Cromo
|
resistente à corrosão
|
talheres, utensílios domésticos
|
Aço -Níquel
|
Aço e Níquel
|
resistência mecânica
|
canhões, material de blindagem
|
Aço-Tungstênio
|
Aço e Tungstênio
|
alta dureza
|
brocas, pontas de caneta
|
Alnico
|
Aço, alumínio, níquel e cobalto
|
propriedades magnéticas
|
fabricação de imãs
|
Amálgama
|
Mercúrio, prata e estanho
|
restauração de dentes
|
|
Ouro 18 quilates
|
Ouro e cobre
|
alta ductibilidade e maleabilidade
|
jóias
|
Prata de lei
|
Prata e cobre
|
aumento da dureza
|
utensílios domésticos,
ornamentos |
Electron Liga de magnésio
|
Mg, alumínio, manganês, zinco
|
resistência mecânica e térmica
|
peças muito leves
|
A maioria dos materiais utilizados na produção de objetos e que após o uso
são jogados no lixo, podem ser reaproveitados, e esse processo é conhecido como
reciclagem.
A reciclagem é importante porque alguns materiais não são biodegradáveis,
isto é, não são decompostos por microorganismos, causando grande poluição
ambiental. Além disso, a grande maioria desses materiais é retirada de reservas
minerais não renováveis, diminuindo assim os recursos naturais da Terra..
Grande parte do lixo doméstico pode ser reciclado. Quase todo lixo produzido
pelos seres vivos, exceto o homem, sofre um reciclagem natural, são decompostos
por microorganismos. Muitos materiais utilizados na produção de objetos,
embalagem para produtos alimentícios e de consumo como: embalagem plástica,
vidro, latas de óleo, cerveja, refrigerantes não se decompõe naturalmente ou
levam muitos anos para que isso aconteça e nesses casos podem e devem ser
reciclados. O maior problema da reciclagem é a separação dos materiais
reaproveitáveis como papel, vidro, plástico e metais.
As indústrias também são responsáveis pela poluição ambiental e produtoras
de lixo. Algumas indústrias estão desenvolvendo técnicas para reaproveitamento
do seu lixo
Os plásticos não se decompõem facilmente, mas é difícil sua separação para
reciclagem e a maior parte é queimada ou enterrada com o resto do lixo.
Garrafas plásticas de bebidas derretem facilmente ao serem aquecidas e podem
ser remodeladas produzindo outros produtos.
O papel é facilmente reciclável e esta deve ser estimulada porque para a
produção de papel consome-se milhões de árvores, e, além disso, extensas áreas
de mata nativa são desmatadas para o plantio de árvores usadas na fabricação do
papel. As embalagem usadas para leite longa vida, creme de leite, leite
condensado, extratos de tomate e outras, não podem ser recicladas, porque além
de papelão, internamente existe uma película bem fina de alumínio e plástico,
consequentemente, quando há uma mistura não é possível a reciclagem. Alguns
desses materiais não recicláveis podem ser reutilizados.
O problema do lixo só será minimizado quando houver um redução na
produção de lixo, através de campanhas educativas; reaproveitamento de
materiais e reciclagem.
O que se descarta sem maior preocupação, todos os dias, em qualquer lugar,
só não deixa a Terra soterrada de dejetos, graças as bactérias, fungos,
leveduras e outros microorganismos. Esses se alimentam da matéria orgânica do
lixo, transformando os compostos mais complexos em compostos mais simples que
são devolvidos ao meio ambiente.
O tempo de decomposição depende do tipo de lixo e de outros fatores, como o
calor e a umidade do solo que tornam a decomposição mais rápida, por outro
lado, terrenos ácidos e águas limitam a capacidade de desenvolvimento dos
microorganismos, tornando a biodegradação muito lenta. Os ácidos, as
substâncias tóxicas e os metais pesados, como por exemplo, o chumbo, prejudicam
os micoorganismos, podendo até matá-los.
Tempo de decomposição de alguns
materiais
Material Tempo de decomposição
papel
|
3 meses em lugar úmido, jornais podem permanecer por
décadas sem sofrer decomposição.
|
palito
|
6 meses em lugar úmido.
|
filtro de cigarro
|
de
|
chiclete
|
5 anos
|
metais
|
em princípio, não são biodegradáveis. Uma lata de aço
demora 10 anos se oxidar, já a lata de alumínio não se corrói nunca.
|
plásticos
|
mais de 100 anos, como o plástico existe apenas a um
século, não é possível determinar seu grau de biodegradação.
|
vidro
|
não sofrerá biodegradação nunca. Por ser formado de areia,
carbonato de sódio, cal e outras substâncias inorgânicas, os microorganismos
não conseguem comê-lo. Um objeto de vidro demoraria 4 000 anos para se
decompor pela erosão e ação de agentes químicos.
|
Oi pessoal. um link bem interessante prá vocês que querem se aprofundar nas equações químicas.
Correção da Prova
1.
Como fazer para separar
uma mistura de gasolina(que tem 20% de álcool) + água? Sabe-se que o ponto de
ebulição da água é 100ºC e do álcool é de 78ºC. (0,5)
Primeiramente deve-se adicionar água. Como o álcool tem mais
afinidade com a água do que com a gasolina ele se mistura com a água formando
uma mistura homogênea. Como a mistura total (água + álcool + gasolina) é uma
mistura heterogênea de duas fases, podemos separá-los em um funil de separação,
reservando a gasolina e em outro frasco a mistura de água e álcool. Essa
mistura deve ser aquecida a uma temperatura de 78ºC em um condensador e desta
forma separar a água e o álcool
2.
Por que uma garrafa de
álcool guardada no freezer não congela? (0,5)
Porque o ponto de congelamento do álcool (-39ºC)e inferior a
temperatura do freezer.
3.
Sabe-se que o ponto de
fusão da prata é de 962ºC e do ouro 1.064ºC. Se quisermos fazer uma liga de
ouro e prata devemos aquecer os metais a que temperatura?(0,5)
A uma temperatura superior a 1.064ºC.
4.
Observando as seguintes amostras
de materiais: (0,5)
Platina: 21,5 manteiga:0,86 quartzo: 2,65
Lítio: 0,53 madeira de ébano: 1,11 madeira balsa: 0,31
Quais afundarão em um copo
de água (d=1,0 g/cm³)?
A platina, o quartzo e a madeira de ébano, pois apresentam
densidade maior que a água.
5.
E em um copo de
tetracloreto de carbono cuja densidade é de 1,60 g/cm³.
Justifique. (0,5)
A platina e o quartzo,
pois apresentam uma densidade maior que o tetracloreto de carbono.
6.
Identifique as seguintes
misturas como homogêneas ou heterogêneas. Como fazer para separá-las?
a)
Areia, sal e limalha de
ferro. (0,5)
Mistura heterogênea. Com um imã separamos as limalhas de
ferro da mistura. A mistura de areia e sal pode ser separada jogando-se água
que irá dissolver o sal. Através da filtração separamos a areia da água com sal
e através da evaporação separamos o sal da água.
b)
petróleo. (0,5)
Mistura homogênea. Deve ser separada através do processo de
destilação fracionada.
7.
Quantos átomos de cada elemento existem na
fórmula: Fe2O3
__2_ Fe ___3__
O (1,0)
8.
Quantos átomos de cada
elemento existem na fórmula: 6SiO2
__6__ Si ___12__
O (1,0)
9.
Indique os reagentes e os
produtos da seguinte reação: (1,0)
2 ZnS + 3 O2
à 2 ZnO + 2 SO2
Reagentes Produtos
10. A
seguinte equação química está ou não balanceada? Justifique sua resposta. (1,0)
2 KClO3 ==> 2 KCl + O2
A equação não está
balanceada, pois apresenta 6 átomos de oxigênio entre os reagentes e apenas 2
entre os produtos.
11. Efetue
o balanceamento da seguinte equação química: (1,0)
1S8 + ___12_O2 à 8SO3
12. Na
equação química acima identifique as substâncias simples e as compostas. (0,5)
Simples: S e O
Composta: SO3
13. Uma
proveta tinha 8,75 mL de água destilada. Ao colocar uma peça de metal com massa
10 g. dentro da proveta, o volume da água subiu para 10 mL. Qual a densidade do
metal em g/cm3? (1,0)
Massa= 10g
Volume= 10 – 8,75= 1,25
Densidade=m/v
D= 10/1,25
D= 8,0 g/cm3
14.
Que
volume, em cm3, de chumbo (d=11,3 g/cm3), tem a mesma
massa que 375 cm3 de uma tora de sequoia (d=0,38 g/cm3),
que é uma árvore nativa da América do Norte? (1,0)
Chumbo
d=11,3 g/cm3
volume= ?
massa = massa de 375 cm3 de sequóia = 142,5
11,3= 142,5 / V V=12,6cm3
sequóia
d=0,38
volume = 375 cm3 0,38=m/375 m=0,38x375
m=142,5g
As causas
“Os crepúsculos e as
gerações
Os dias e nenhum foi o
primeiro
A frescura da água na
garganta
De Adão, o ordenado
paraíso
O olho decifrante na
penumbra
Os amores dos lobos na
alvorada
A palavra. O hexâmetro. O
espelho
A torre de Babel e a
soberba
A lua que miravam os
caldeus
As areias inúmeras do
Ganges
Chuang-Tzu e a borboleta
que o sonhara
E nas ilhas, de ouro, as
macieiras
Os passos do errante
labirinto
O infinito tecido de
Penélope
O tempo circular para os estóicos
A moeda na boca de quem
morre
O peso de uma espada na
balança
Cada gota de água na clepsidra
As águias, os fatos, as
legiões
César na madrugada de
Farsália
A sombra de umas cruzes
pela terra
O xadrez e a álgebra do
persa
Os rastros das compridas
migrações
A conquista de reinos pela
espada
A bússola incessante. O
mar aberto
O eco do relógio na memória
O rei por uma adaga
justiçado
O incalculável pó que foi
exércitos
A voz do rouxinol na
Dinamarca
A escrupulosa linha do
calígrafo
O rosto do suicida que se
espelha
A naipe do taful. O ávido
ouro
As formas de uma nuvem no
deserto
Cada arabesco do
caleidoscópio
Cada remordimento e cada
lágrima
De todas essas coisas foi
preciso
Para que as nossas mãos se
encontrassem”.
(Jorge Luis Borges, “As causas”. In: História
de la Noche ,
1977)
Caos é um dos deuses primordiais da mitologia grega. Representa a desordem inicial do mundo. Segundo a cosmogênese narrada no mito, com o surgimento de Amor começa a haver alguma ordem.
O Caos representa, ao mesmo tempo, uma forma indefinida e desorganizada, onde todos os elementos encontravam-se dispersos, e uma divindade rudimentar capaz de gerar. Tal como o planeta, em seus tempos originais, nele estavam reunidos os elementos que vão compor todos os seres, mortais e imortais.
Do Caos nasceram Nyx, a Noite e o Érebo - e ambos, apesar de irmãos, uniram-se para a geração de novas deidades.
No próprio Caos havia, entretanto, a força capaz de trazer-lhe ordem: Eros, o amor - tão antigo quanto os próprios elementos dispersos no Caos. Junto a ele, também Anteros: são forças de coesão e separação, espécie de yin e yang na visão grega dos primórdios.
O Caos, junto com sua filha Noite, teria ainda gerado o Destino, deus cego que a todos, mortais e deuses, subordina.
XII
Quando a hora dobra em triste e tardo toque
E em noite horrenda vejo escoar-se o dia,
Quando vejo esvair-se a violeta, ou que
A prata a preta têmpora assedia;
Quando vejo sem folha o tronco antigo
que ao rebanho estendia a sombra franca
E em feixe atado agora o verde trigo
seguir no carro, a barba hirsuta e branca;
Sobre tua beleza então questiono
Que há de sofrer do Tempo a dura prova,
Pois as graças do mundo em abandono
Morrem ao ver nascendo a graça nova.
Contra a
foice do Tempo é vão combate,
Salvo a
prole, que o enfrenta se te abate.
(In: Shakespeare, William. 30 sonetos / Tradução de Ivo Barroso.
Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1991. p. 53.)
REFERENCIAL
"Um corpo está em repouso quando a distância
entre este corpo e o referencial não varia com o tempo. Um corpo está em movimento
quando a distância entre este corpo e o referencial varia com o tempo."
Questões
1. Um ônibus está andando à
velocidade de 40 km/h .
Seus passageiros estão em movimento ou repouso? Por que?
2. Uma pessoa, em um carro,
observa um poste na calçada de uma rua, ao passar por ele. O poste está em
repouso ou em movimento? Explique.
3. Considere o livro que você
está lendo. A)Ele está em repouso em relação a você? B) E em relação a um
observador no Sol?
4. Enquanto o professor escreve
na lousa. A) O giz está em repouso ou em movimento em relação à lousa? B) A
lousa está em repouso ou em movimento em relação ao chão? C) A lousa está em
repouso ou em movimento em relação ao giz?
5. Quando escrevemos no
caderno, a caneta que usamos está em: A) Movimento em relação a que? B) Repouso
em relação a que?
6. Se dois carros movem-se
sempre um ao lado do outro, pode-se afirmar que um está parado em relação ao
outro?
TRAJETÓRIA
"Trajetória
é a linha determinada pelas diversas posições que um corpo ocupa no decorrer do
tempo."
Exercícios
9. Um carro parte do km 12 de
uma rodovia e desloca-se sempre no mesmo sentido até o km 90. Determine o
deslocamento do carro.
10. Um automóvel deslocou-se do
km 20 até o km 65 de uma rodovia, sempre no mesmo sentido. Determine o
deslocamento do automóvel.
11. Um caminhão fez uma viagem a
partir do km 120 de uma rodovia até o km 30 da mesma. Qual foi o deslocamento
do caminhão?
12. Um carro vai do km 40 ao km
70. Determine: B) a posição inicial e a posição final. B) O deslocamento entre
as duas posições.
13. Um carro retorna do km 100
ao km 85. Determine: B) a posição inicial e a posição final. B) O deslocamento
entre as duas posições.
14. Um carro percorre uma
rodovia passando pelo km 20 às 9 horas e pelo km 45 às 10 horas. Determine: A)
as posições nos instantes dados. B) O deslocamento entre os instantes dados.
VELOCIDADE
MÉDIA
Exercícios
1. Quando o brasileiro Joaquim
Cruz ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Los Angeles, correu 800m em
100s. Qual foi sua velocidade média?
2. Um nadador percorre uma
piscina de 50m de comprimento em 25s. Determine a velocidade média desse
nadador.
3. Suponha que um trem-bala,
gaste 3 horas para percorrer a distância de 750 km . Qual a velocidade
média deste trem?
4. Um automóvel passou pelo
marco 30 km
de uma estrada às 12 horas. A seguir, passou pelo marco 150 km da mesma estrada às
14 horas. Qual a velocidade média desse automóvel entre as passagens pelos dois
marcos?
5. Um motorista de uma
transportadora recebeu seu caminhão e sua respectiva carga no km 340 de uma
rodovia às 13 horas, entrou a carga no km 120 da mesma rodovia às 16 horas.
Qual foi a velocidade média desenvolvida pelo caminhão?
6. No verão brasileiro,
andorinhas migram do hemisfério norte para o hemisfério sul numa velocidade
média de 25 km/h
. Se elas voam 12 horas por dia, qual a distância percorrida por elas num dia?
7. Uma pessoa, andando
normalmente, desenvolve uma velocidade média da ordem de 1 m/s. Que distância,
aproximadamente, essa pessoa percorrerá, andando durante 120 segundos?
8. Um foguete é lançado à Lua
com velocidade constante de 17500
km/h , gastando 22 horas na viagem. Calcule, com esses
dados, a distância da Terra à Lua em quilômetros.
9. Um trem viaja com velocidade
constante de 50 km/h .
Quantas horas ele gasta para percorrer 200 km ?
10. Uma motocicleta percorre uma
distância de 150 m
com velocidade média de 25 m/s. Qual o tempo gasto para percorrer essa
distância?
11. Se um ônibus andar à
velocidade de 50 km/h
e percorrer 100 km ,
qual será o tempo gasto no percurso?
Questões
12. Faça uma comparação entre as
velocidades médias de: pessoas em passo normal, atletas, animais, aviões, trens
e foguetes.
13. Como você faria para
calcular a velocidade média de uma pessoa que caminha pela rua?
14. Qual a diferença entre
velocidade instantânea e velocidade média?
Exercícios complementares
15. Uma tartaruga consegue
percorrer a distância de 4m em 200s. Qual sua velocidade média em m/s?
16. Um atleta percorre uma pista
passando pelo ponto de posição 20
m no instante 7s e pelo ponto de posição 12 m no instante 9s. Calcule a
velocidade média do atleta no intervalo de tempo dado.
17. Se você pegasse carona em um
foguete, que viaja com velocidade média de aproximadamente 60000 km/s, quanto
tempo você gastaria para chegar à Lua? (A distância da Terra à Lua é de 184000 km ,
aproximadamente).
18. Um navio está em alto-mar e
navega com velocidade constante de 35 km/h entre 8h e 18h. Qual a distância que
ele percorre nesse intervalo de tempo?
19. A velocidade média de um
homem andando normalmente é de 4
km/h . Em quanto tempo ele anda do km 12 ao km 18 de uma
estrada?
20. Viajando em um carro, como
você determinaria o comprimento de certo trecho de uma estrada baseando-se no
velocímetro e usando um cronômetro?
TRANSFORMAÇÃO
DA VELOCIDADE
"Para transformar uma velocidade em km/h para
m/s, devemos dividir a velocidade por 3,6. Para transformar uma velocidade em
m/s para km/h, devemos multiplicar a velocidade por 3,6."
1. velocímetro de um carro
indica 72 km/h .
Expresse a velocidade deste carro em m/s.
2. Uma velocidade de 36 km/h corresponde a
quantos metros por segundo? E 15 m/s correspondem a quantos quilômetros por
hora?
ACELERAÇÃO
a =
aceleração (m/s2)
Exercícios
1. Entre 0 e 3s, a velocidade
de um helicóptero varia de 4 m/s para 21 m/s. Qual a sua aceleração?
2. Durante as experiências no
laboratório, um grupo de alunos verificou que, entre os instantes 2s e 10s, a
velocidade de um carrinho varia de 3 m/s a 19 m/s. Calcule o valor da
aceleração desse movimento.
3. Em 4s, a velocidade de um
carro passa de 8 m/s para 18 m/s. Qual a sua aceleração?
4. Em 2 horas, a velocidade de
um carro aumenta de 20 km/h
a 120 km/h .
Qual a aceleração nesse intervalo de tempo?
5. Um rapaz estava dirigindo
uma motocicleta a uma velocidade de 20 m/s quando acionou os freios e parou em
4s. Determine a aceleração imprimida pelos freios à motocicleta.
Texto 2 atividade em grupo de 3 alunos
14 de maio de 1905
Há um lugar em
que o tempo fica parado. Pingos de chuva permanecem inertes no ar. Pêndulos de
relógios estacionam no meio do seu ciclo. Cães empinam seus focinhos em uivos
silenciosos. Pedestres estão congelados em ruas poeirentas, suas pernas
erguidas como se amarradas por cordas. Os aromas de tâmaras, mangas, coentro, cominho estão
suspensos no ar.
Á medida que um
viajante se aproxima deste lugar, vindo de qualquer parte, ele anda cada vez
mais devagar. As batidas do seu coração ficam cada vez mais espaçadas, sua
respiração arrefece, sua temperatura cai, seus pensamentos diminuem, até que
ele atinge o centro morto e pára. Pois este é o centro do tempo. A partir deste
lugar, o tempo se distancia em círculos concêntricos – inerte no centro,
lentamente ganhando velocidade à proporção que aumenta o diâmetro.
Quem faria uma
peregrinação ao centro do tempo? Pais com seus filhos, e amantes.
E assim, no
lugar onde o tempo fica parado, vêem-se pais agarrados a seus filhos, em um
abraço petrificado que nunca se desfará. A linda filhinha de olhos azuis e
cabelos loiros nunca parará de sorrir o sorriso que está sorrindo agora, nunca
perderá este brilho róseo de suas bochechas, nunca ficará enrugada nem cansada,
nunca se ferirá, nunca desaprenderá o que seus pais lhe ensinaram, nunca
pensará pensamentos que seus pais desconheçam, nunca tomará contato com o mal,
nunca dirá a seus pais que não os ama, nunca deixará seu quarto com vista para
o mar, nunca deixará de tocar seus pais como está tocando agora.
E, no lugar onde
o tempo fica parado, vêem-se amantes se beijando nas sombras dos prédios, em um
abraço petrificado que nunca se desfará. O amado nunca tirará os braços de onde
estão agora, nunca se sacrificará expondo-se a perigos, nunca deixará de
mostrar seu amor, nunca sentirá ciúmes, nunca se apaixonará por outra pessoa ,
nunca perderá a paixão que existe neste instante de tempo.
É importante
considerar que estas estátuas são iluminadas apenas por uma brandíssima luz
vermelha, pois a luz fica reduzida a quase nada no centro do tempo, suas
vibrações reduzidas a ecos em vastos desfiladeiros, sua intensidade diminuída
ao brilho tênue dos vaga-lumes.
Aqueles que não
estão exatamente no centro morto de fato se movem, mas no ritmo das geleiras.
Uma escovadela no cabelo pode levar um ano, um beijo pode levar mil anos.
Enquanto um sorriso é retribuído, estações passam pelo mundo exterior. Enquanto
uma criança é abraçada, pontes são construídas. Enquanto uma pessoa diz adeus,
cidades desmoronam e são esquecidas.
E aqueles que
regressam ao mundo exterior...
Crianças crescem rapidamente,
esquecem o abraço de séculos de seus pais, que para elas durou não mais que
alguns segundos. Crianças tornam-se adultos, vivem separadas dos pais, vivem em
suas próprias casas, desenvolvem suas próprias maneiras de fazer as coisas,
sentem dor, envelhecem. Crianças maldizem os pais por tentarem segura-las para
sempre, maldizem o tempo pelas rugas em suas próprias peles ásperas. Essas
crianças agora envelhecidas também querem para o tempo mas em um outro momento.
Querem congelar seus próprios filhos no centro do tempo.
Amantes
que regressam descobrem que os amigos partiram muito tempo antes. Afinal, vidas
se passaram. Eles transitam em um mundo que não reconhecem. Amantes que
regressam ainda se abraçam nas sombras dos prédios, mas agora seus abraços
parecem vazios e solitários. Logo esquecem as promessas feitas para durar
séculos, que para eles duraram apenas segundo. Sentem ciúmes mesmo entre
estranhos, falam coisas terríveis entre si, perdem a paixão, distanciam-se,
envelhecem e se isolam em um mundo que não conhecem.
Alguns
dizem que não se deve chegar perto do centro do tempo. A vida é um barco de
tristeza, mas é nobre viver a vida, e sem tempo não há vida. Outros discordam.
Prefeririam viver uma eternidade de felicidade, mesmo que essa eternidade fosse
fixa e petrificada, como uma borboleta instalada em uma redoma.
Os Sonhos de Einstein
Ficção
Alan Lightman
Cia das Letras, 2005
Atividade:
Após ler o texto: “ O tempo
na visão de Albert Einstein” leia esse texto.
Aqui o autor fala de uma
tempo que não é o tempo cíclico, da natureza e nem o tempo mecânico dos
relógios. Relacione os textos e defina que tempo é esse. Compare com as
leituras de Cronos e Shakespeare.
1- Um avião percorre a distância de Porto Alegre a Recife,
que é de 3.000km, em 2 horas. (2,0)
a)
Qual a velocidade média do avião nesse percurso?
b)
Considere que a velocidade do som no ar é de 1.235 km/h . Pode-se
afirmar que esse avião é supersônico? Justifique.
2- O guepardo, ou chita, é o animal terrestre mais veloz que
se conhece. Partindo do repouso, ele pode chegar a 26 m/s em apenas 2 segundos,
exibindo espantosa aceleração. Calcule a aceleração do animal durante esse intervalo.
3- Uma tartaruga consegue
percorrer a distância de 4m em 200s. Qual sua velocidade média em m/s? (bônus)
4- Um atleta percorre uma pista
passando pelo ponto de posição 20
m no instante 7s e pelo ponto de posição 12 m no instante 9s. Calcule a
velocidade média do atleta no intervalo de tempo dado.
5- Um navio está em alto-mar e
navega com velocidade constante de 35 km/h entre 8h e 18h. Qual a distância que
ele percorre nesse intervalo de tempo?
6- A velocidade média de um homem
andando normalmente é de 4
km/h . Em quanto tempo ele anda do km 12 ao km 18 de uma
estrada?
7- Após chover na cidade de São Paulo, as águas da chuva
descerão o rio tiête até o rio Paraná, percorrendo cerca de 1000 km . Sendo de 4 km/h a velocidade média
das águas, o percurso mencionado será cumprido pelas águas da chuva em
aproximadamente quanto tempo?
8- Um carro completa um percurso de 6 km em 10 min. A velocidade
média do carro, em m/s, é de:
9- Um menino sai de sua casa e caminha para a escola dando,
em média, um passo por segundo.
Se o tamanho médio de seu passo é de 0,5 m e se ele gasta 5 min no
trajeto, a distância entre sua casa e a escola, em metros , é de:
10- “Quando a hora dobra em triste e tardo toque
E em noite horrenda vejo escoar-se o dia,
Quando vejo esvair-se a violeta, ou que
A prata a preta têmpora assedia”
Como os versos se relacionam com o tempo?
Avaliação trimestral de ciências 9º ano
Avaliação trimestral de ciências 9º ano
1. Um macaco que pula de galho em
galho em um zoológico, demora 6 segundos para atravessar sua jaula, que mede 12
metros. Qual a velocidade média dele em km/h?
2. Um carro viaja de uma cidade A para uma cidade B, distantes 200km. Seu percurso
demora 4 horas, pois decorrida uma hora de viagem, o pneu dianteiro esquerdo
furou e precisou ser trocado, levando 1 hora e 20 minutos do tempo total gasto.
Qual foi a velocidade média que o carro desenvolveu durante a viagem?
3. No exercício anterior, qual
foi a velocidade nos intervalos antes e depois de o pneu furar? Sabendo que o
incidente ocorreu quando faltavam 115 km para chegar à cidade B. (2,0)
4. Um bola de beisebol é lançada com
velocidade igual a 108m/s, e leva 0,6 segundo para chegar ao rebatedor.Qual a
distância entre o arremessador e o rebatedor?
5. Durante
uma corrida de 100 metros rasos, um competidor se desloca com velocidade média
de 5m/s. Quanto tempo ele demora para completar o percurso?
6- Os
veículos terrestres de maior aceleração são os dragsters. Numa corrida de
apenas 402 m, eles conseguem variar a velocidade de 0 a 500 km/h em 8 segundos.
Qual a aceleração média de um dragster em m/s2?
7- Um
anúncio referente a um automóvel afirma que o veículo, partindo do
repouso, atinge a velocidade de 240 km/h em exatamente 8 segundos. Determine a
aceleração média desse automóvel m/s2?
8- Por que
a aceleração é medida em m/s2? (bônus)
9- Qual a
relação entre o relógio e a filosofia de Descartes e sua importância para a
física clássica?
10- A
matéria é mais vazio do que matéria. Comente a frase.
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